Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Bob Marley.

  Robert Nesta Marley foi um compositor, guitarrista e cantor de reggae. Nascido na Jamaica em 6 de fevereiro de 1945 e mesmo tendo começado a usar maconha com apenas sete anos, ele foi o responsável por levar o estilo jamaicano de cantar reggae para o mundo todo. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Ele foi chamado de "Charles Wesley dos rastafáris" pela maneira com que divulgava a religião através de suas músicas.


"A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem pára em qualquer topada."

   Bob Marley era adepto da religião rastafári. Ele foi influenciado por sua esposa Rita, e passou a receber os ensinamentos de Mortimer Planno. Ele servia de fato como um missionário rasta (suas ações e músicas demonstram que isso talvez fosse intencional), fazendo com que a religião fosse conhecida internacionalmente. Em suas canções Marley pregava irmandade e paz para toda a humanidade. Antes de morrer ele foi inclusive batizado na Igreja Ortodoxa da Etiópia com o nome Berhane Selassie.
" Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra."
    Um mês antes de sua morte, Bob Marley foi premiado com a Ordem ao Mérito Jamaicana. Ele queria passar seus últimos dias em sua terra natal, mas a doença se agravou durante o vôo de volta da Alemanha e Marley teve de ser internado em Miami. Ele faleceu no hospital Cedars of Lebanon no dia 11 de maio de 1981 em MiamiFlórida, aos 36 anos. Seu funeral na Jamaica foi uma cerimônia digna de chefes de estado, com elementos combinados da Igreja Ortodoxa da Etiópia e do Rastafarianismo. Ele foi sepultado em uma capela em Nine Mile, perto de sua cidade natal, junto com sua guitarra favorita, uma Fender Stratocastervermelha.

Não ligo que me olhem da cabeça aos pés..porque nunca farão minha cabeça e nunca chegarão aos meus pés."
    Mais do que o impacto que Bob Marley nos causa com a letra e o ritmo de suas músicas, ele nos mostra como era uma pessoa de real paz de espírito, tinha seus próprios pensamentos e conceitos, além de que era um ótimo conselheiro, e este grande ídolo do reggae nos mostra seus princípios, conhecimentos, descobertas e pensamentos através de suas frases, que são conhecidas até hoje.


" Difícil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mais ama.
Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, e sim por não ter mais condições de sofrer "

                                                         @Diva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário